Warning: mysqli_query(): (HY000/1030): Got error 28 from storage engine in /home/blogdefenseticom/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1931
5 ferramentas de TI gratuitas para a sua empresa
5 ferramentas de TI gratuitas para a sua empresa

Gerenciar processos em uma empresa envolve diversos esforços e fatores para que tudo siga o fluxo planejado. E o setor de TI é um dos principais responsáveis para que se tenha êxito no projeto.

Seguindo tal linha de raciocínio, os programas mais utilizados pelos profissionais dessa área são para a gestão dos serviços. A grande questão é que, muitas vezes, você se depara com ferramentas de TI pagas, que geram custos elevadíssimos para a companhia — e, para quem está começando, tornam-se inviáveis.

Felizmente, há algumas que são gratuitas. Mas é claro que elas não terão recursos avançados, até porque, se fosse tudo liberado, não existiria conteúdo pago, não é mesmo?

Pensando nessa questão de redução de custos é que listamos 5 ferramentas que podem ajudar um negócio e as vantagens de implantá-las. Continue a leitura veja quais são!

1. Trello

Uma das melhores quando se trata da gestão de rotinas de mercado, essa ferramenta se baseia na metodologia Kanban. Ela é útil tanto nos serviços internos quanto nos projetos gerais da empresa. E, além disso, é muito simples e fácil de organizar.

É preciso contar com uma equipe colaborativa, mas em pouco tempo o chefe do setor consegue criar e dividir as tarefas para todos. E, para finalizar, há um sistema de aviso para quando as pessoas vão acabando a atividade, podendo avançar para outros níveis diretamente e sem burocracia.

2. Evernote

No intuito de fornecer praticidade e conforto aos usuários das ferramentas de TI, muitos aplicativos foram criados para smartphones e tablets. Mas nenhum se compara ao Evernote. Trata-se de uma das principais ferramentas no quesito “anotações de ideias” no mercado.

Com ela, torna-se possível a criação de blocos de notas, documentos e arquivos em PDF. Várias plataformas, incluindo iOS, androids e Windows, são atendidas. Seu grande trunfo é a sincronização automática entre todas as máquinas que usam o aplicativo.

3. Slack

Criado para ser altamente interativo, simples e ágil, atende às expectativas com sucesso. Trata-se de um sistema de mensagens que foca principalmente no trabalho corporativo contemporâneo e está disponível nas plataformas mais usadas atualmente, como as já citadas acima.

As informações e os links podem ser compartilhados rapidamente entre os usuários, em uma mesma janela interativa. Assim, os eventos são marcados com segurança.

4. Pipefy

Essa plataforma cloud é usada para gerir procedimentos empresariais, ajudando empresas no aprimoramento da organização e da produtividade. Isso tudo é mantido com simplicidade e de maneira mais intuitiva.

Portanto, a ferramenta é muito eficiente na gestão dos processos de TI, partindo de fluxos básicos até os mais sofisticados (como, por exemplo, grandes mudanças).

5. RescueTime

Voltado para a ocupação dos funcionários, o RescueTime permite saber quanto tempo tem sido gasto com cada tarefa no computador. Por isso, ele também é conhecido como ferramenta de produtividade.

E como acontece esse processo? Basicamente, todas as janelas que se encontram abertas no seu computador serão analisadas, sendo feito um relatório que descreve quanto tempo foi perdido em cada site ou programa, disponibilizado por 24 horas para consulta. Assim, você poderá definir o que é de alta e baixa produtividade.

Enfim, pudemos perceber que não é necessário ter aplicativos pagos inicialmente em uma empresa. Caso ela esteja começando e fazendo uma grande economia, há alternativas que saem mais em conta.

E então? Gostou de saber mais sobre essas ferramentas de TI? Siga nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades!

Charles Ribeiro

Analista de T.I.
Especialista em redes/wireless e ambiente Microsoft com segurança Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This