Warning: mysqli_query(): (HY000/1030): Got error 28 from storage engine in /home/blogdefenseticom/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1931
Como saber se preciso de um servidor para minha empresa?
Como saber se preciso de um servidor para minha empresa?

Quem nunca ouviu alguém falando que “o servidor caiu” quando os programas ou portais sendo executados pelos computadores da empresa desligaram ou falharam? Mas, de fato, você sabe o que é um servidor para empresa e o que é preciso para se ter um na sua?

Muito usado para atividades e funções diversas, servidores (servers) nada mais são que máquinas computadorizadas que fazem parte ou criam uma rede e fornecem serviços a outros muitos computadores.

Eles podem ser utilizados como armazenadores de documentos internos ou da internet (guardando e distribuindo informações massivas), como receptores e mensageiros de arquivos, entre outros.

Todos os PCs (Personal Computers) que recebem e acessam as informações dele são denominados “clientes” e criam uma relação de dependência quanto aos serviços que ele fornece. 

Agora que já sabe o que são servidores, vamos mostrar como saber se a sua empresa precisa de um servidor, a partir de alguns critérios simples e fáceis de identificar na prática. Vamos lá?

Número de máquinas

Caso sua empresa já possua três ou mais computadores, pode começar a pensar em investir em um servidor. Isso porque, além de criar uma proteção muito maior dos arquivos, você centraliza as informações em um só lugar e, dali, poderá acessar, organizar, gerir e compartilhar os documentos e programas com muito mais eficiência.

Como se não bastasse, a migração de dados de um PC para o outro é facilitado também.

Quantidade de itens

É essencial verificar se os documentos, programas e arquivos que sua empresa utiliza são pesados, isto é, se necessitam de grandes esforços e grandes armazenamentos, como banco de dados ou muitas imagens e vídeos, ou se são coisas leves, como textos, planilhas, entre outros.

Isso definirá se você vai precisar comprar um servidor de baixo ou alto custo  e acredite: isso faz toda diferença na prática.

Funcionários home office

Se os seus empregados ou freelancers trabalham fora do escritório, em casa ou vivem viajando, é uma ótima oportunidade de se ter um servidor para empresa, pois todos ficarão interligados à empresa e acessíveis a novas tarefas e informações úteis.

O melhor de tudo é que não importa como ou onde a pessoa está: ela receberá e enviará conteúdos sem problema algum por causa do acesso remoto.

Questões de segurança

Sua empresa guarda muitas informações em arquivos sigilosos? Se sim, esse é um bom motivo para se ter um server, porque, além de ele restringir, pode proteger contra perdas e corrupção de documentos. Ainda pode restaurá-los, caso tenham sido apagados de forma acidental ou tenham sido perdidos por algum motivo.

É útil, também, caso queira restringir acesso a programas, documentos ou dados, colocando codificações, como senhas. Backups, de fato, são muito efetivos, pois o servidor facilita o processo.

Tempo das tarefas

Já pensou no tempo que vai gastar buscando arquivos em PCs diferentes para fazer uma tarefa? Como ele armazena tudo em só um lugar, isso não será mais problema. A diferença que isso pode fazer em curto e médio prazo é nitidamente perceptível, pois não atrapalhará nenhum procedimento.

Portanto, ter um servidor para empresa é muito vantajoso em diversos aspectos, já que ele pode ser moldado para várias funções. Então, é de extrema necessidade, ainda mais com a demanda da sociedade, que se preze por esse equipamento. Pense bem: ele pode salvar seu dia, semana ou até mesmo o ano!

Gostou do que aprendeu sobre servidor? Está decidido que é o momento certo para ter um na sua empresa? Então, entre em contato conosco! Conheça nossos serviços e saiba como podemos ajudá-lo a usar os recursos de que a sua empresa precisa!

Charles Ribeiro

Analista de T.I.
Especialista em redes/wireless e ambiente Microsoft com segurança Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This