Warning: mysqli_query(): (HY000/1030): Got error 28 from storage engine in /home/blogdefenseticom/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1931
Descubra como melhorar a conexão da sua empresa
Descubra como melhorar a conexão da sua empresa

Procurando uma maneira de aumentar a velocidade da internet na sua empresa sem precisar aumentar os custos com a contratação de um novo plano de internet? Saiba que isso é possível. Basta fazer alguns ajustes no roteador e no ambiente de trabalho para melhorar a conexão de forma significativa.

De fato, não importa o quão rápido seja o seu pacote de internet, haverá momentos em que ela vai travar e atrasar tarefas importantes do dia a dia da empresa. Isso impacta diretamente na produtividade.

Mas isso pode ser resolvido, já que a maioria dos fatores influenciadores, internos e externos, estão ao alcance do seu gerenciamento. Achou interessante? Descubra a partir de agora como melhorar a conexão da sua empresa!

Configure a frequência do roteador

Os roteadores (em sua maioria) vêm configurados de fábrica para usarem a faixa de 2,4 GHz. O problema é que, justamente pela configuração padrão, a maioria dos dispositivos se comunica por ela, congestionando a conexão. Você pode resolver isso, mudando a faixa para reduzir os níveis de interferência.

Primeiro, você deve usar um programa como o InSSIDER, do Windows, para verificar todas as redes sem fio disponíveis nos arredores e quais canais estão utilizando. Depois, precisa descobrir o endereço IP padrão do seu roteador. Geralmente, essa informação consta no manual. Cada roteador possui um modo diferente para essa função, mas o padrão segue a linha descrita abaixo:

  • digite o IP do seu roteador na URL do navegador;
  • faça o login com o nome de usuário e senha;
  • clique em configurações e depois na opção Wi-Fi;
  • acesse o campo “canal” e veja quais estão disponíveis;
  • escolha o canal desejado e salve as alterações.

Dê preferência para a frequência de 5 GHz, pois ela costuma ser mais livre de interferências.

Livre-se das interferências

Melhorar a conexão Wi-Fi é provavelmente a maneira mais simples de acelerar sua internet. Mas alguns fatores podem atrapalhar isso. Inclusive, roteadores baratos e com baixo poder de alcance podem limitar a velocidade da conexão, mesmo tendo um bom plano.

Além disso, quanto mais longe você estiver do roteador, mais lenta pode ficar a internet. A solução é obter um roteador mais potente e posicioná-lo onde ele é mais requisitado, evitando o enfraquecimento pela separação por paredes, por exemplo. Se não puder fazer isso, utilize repetidores de sinais sem fio para fortalecer o Wi-Fi onde precisa que ele seja satisfatório.

O ideal é que o sinal não precise atravessar tantas paredes e que o roteador fique longe de aparelhos de micro-ondas e outros dispositivos eletrônicos que possam interferir no sinal.

Atualize o firmware

Com cada vez mais dispositivos acessando a internet, os fabricantes de roteadores vivem atualizando o software. É importante que você acompanhe essas atualizações, baixando e instalando os updates mais recentes disponíveis.

Você pode verificar facilmente se o seu equipamento possui as atualizações recomendadas, pesquisando pelo seu modelo e número de série online. Depois, é só baixar os drivers necessários e instalá-los. A atualização do firmware não só ajudará a maximizar a velocidade da internet, como também assegurará que sua rede esteja protegida com protocolos de segurança mais atualizados.

Mude o DNS

O DNS (Domain Name System) é responsável por estabelecer a conexão direta do computador ou dispositivo móvel com o servidor onde o site está hospedado, fazendo uma ponte entre eles. Assim como a frequência do roteador, quanto menos congestionado estiver o servidor DNS, mais rápida é a velocidade de carregamento das páginas.

Você pode descobrir o melhor DNS por meio de programas como o Namebench, disponível para Windows. Sabendo o código, basta alterá-lo diretamente no roteador. O ideal é que conte também com o apoio de uma empresa especializada em manutenções de rede para garantir sempre o funcionamento ininterrupto do negócio.

Depois de adotar essas medidas estratégicas, verifique a velocidade da internet em sites como o “Minha Conexão” e descubra se elas foram suficientes para melhorar a conexão.

E você, o que faz para melhorar a conexão com a internet na sua empresa? Conte para a gente nos comentários!

Charles Ribeiro

Analista de T.I.
Especialista em redes/wireless e ambiente Microsoft com segurança Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This