Warning: mysqli_query(): (HY000/1030): Got error 28 from storage engine in /home/blogdefenseticom/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1931
Fazer backup: Veja as vantagens e porque começar a fazer!
por que fazer backup

No mercado atual, é essencial ter as informações empresariais sempre disponíveis. Não entregar algum dado em uma hora crítica, por exemplo, pode acarretar uma falha que atinge diretamente a imagem da empresa. Para evitar isso, fazer backup dos dados é uma das melhores maneiras de se proteger.

Você já parou para pensar que houver algum problema com perda de dados e seu backup não funcionar? Já pensou em alguma segunda opção ou já implementou? Fique conosco e saiba mais sobre redundância de backup com solução principal e secundária.

As vantagens do backup trazem uma nova perspectiva sobre a utilização da tecnologia, que dá mais segurança ao negócio e uma importância estratégica ainda maior ao setor de TI. Saiba mais sobre o assunto:

Como fazer backup de forma eficiente?

A eficiência do backup está diretamente ligada ao seu planejamento. O primeiro passo é a definição das políticas de backup, o que inclui tomar decisões como a periodicidade e a auditoria da execução do processo.

Definidas essas questões, entra a parte técnica, que deve não apenas garantir o rendimento do processo como automatizá-lo para evitar que intervenções humanas tragam erros às ações manuais.

Com esse cenário implantado, é o momento do backup redundante, que é a ação de manter duas ou mais bases de dados idênticas para que, caso a principal delas tenha algum problema, a base redundante entre em cena e não haja nenhuma parada em produção.

Assim como o backup redundante, o espelhamento dos HDs do servidor, ou redundância de discos, também tem essa função. Essas proteções são extremamente importantes para que a atividade-fim do negócio não seja diretamente afetada, o que traria prejuízos de grande porte.

 

backup redundante

Quais as vantagens de possuir um segundo backup?

Vejamos três vantagens encontradas ao usar essa forma de backup:

Mais segurança

A segurança e tranquilidade que a empresa conquista quando sabe que seus dados sempre estarão íntegros é visível. É possível apresentar soluções e inovação aos clientes, garantindo que informações passadas tenham integridade e alta disponibilidade, uma vez que você terá backup do backup também em outra mídia armazenada.

As garantias que você teria com somente 1 opção de backup, serão muito superiores quando o segundo backup é implementado criando esta redundância.
Em caso de desastres serão reduzidas a praticamente ZERO a possibilidade de perda de dados com a prática de solução de backup redundante, seja para outro local ou mídia, mas desde que feita da forma correta.

Os equipamentos utilizados devem ser de qualidade para não trazer limitações à velocidade dos softwares, além de contarem com a instalação de protocolos de segurança e firewalls para evitar que a empresa seja alvo de ataques e roubo de dados.

Mais economia

Ter uma queda do sistema pode causar danos tanto para as finanças quanto para a imagem de uma instituição. Imagine se os sistemas de uma empresa de cartões de crédito parasse de funcionar. Todas as lojas online que realizam validação dos cartões também ficariam inaptas para atuar.

Esse tipo de situação não deve ocorrer em hipótese alguma e isso pode ser evitado com backups bem estruturados, pois assim que uma base sai do ar, sua base redundante entra em cena, não perdendo nada do que já foi feito. Mitigar esses erros traz economia para as organizações em curto e longo prazos.

Mais abrangência

Não são apenas grandes empresas, como bancos ou instituições tecnológicas repletas de dados pessoais em grande escala, que têm a necessidade de fazer backup.

Empresas de qualquer porte devem ter esse cuidado, pois linhas de produção não podem parar, não importa o segmento ou tamanho do negócio e a facilidade de se realizar esse processo. Com diversas opções de mercado a baixo custo, essa conscientização tem atingido cada vez mais empreendedores de todas as áreas de atuação.

Seguramente, é possível afirmar que fazer backup é uma ação que traz benefícios para toda empresa que busca se destacar. Portanto, entender as vantagens dessa ação, assim como estudar a implantação de bases redundantes e espelhamento de discos, é um passo muito bem dado em busca do sucesso esperado.

Gostou saber as vantagens do backup e como colocá-lo em prática? Então não deixe de compartilhar nosso artigo nas suas redes sociais!

Charles Ribeiro

Analista de T.I.
Especialista em redes/wireless e ambiente Microsoft com segurança Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This