Warning: mysqli_query(): (HY000/1030): Got error 28 from storage engine in /home/blogdefenseticom/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1931
Tecnologia da informação: tudo que você precisa saber para seu negócio
Tecnologia da informação: tudo que você precisa saber para seu negócio

Tecnologia da Informação é um amplo conjunto de ferramentas tangíveis e intangíveis. Os primeiros são os hardwares — computadores, infraestrutura de rede e smartphones. Os segundos, os softwares — sistemas operacionais, aplicações web o mobile, ERPs, CADs e bancos para a manipulação de dados eletronicamente.

No mercado, é comum que Tecnologia da Informação, ou simplesmente TI, seja um termo usado para designar as atividades relacionadas à implementação e à manutenção dessas ferramentas em uma empresa. Entretanto, a TI é uma área da indústria que contempla do desenvolvimento de novas aplicações e equipamentos à aplicação desses no meio corporativo e na vida das pessoas.

Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, você aprenderá, de forma bem abrangente, o que é a TI e qual o seu papel nas empresas. Boa leitura!

Implementação da TI nas empresas e os profissionais envolvidos

O uso de ferramentas tecnológicas em uma organização tem como finalidade tornar a realização de tarefas mais eficaz. Ajudam a empresa a atender melhor os clientes e a reduzir os custos operacionais. Consequentemente, a empresa passa a ter uma condição privilegiada para ampliar sua participação no mercado e sua margem de lucro.

Porém, implementar tecnologia não requer apenas o interesse do empreendedor em desbancar seus concorrentes. Também é necessária a participação de diversos profissionais especializados em diferentes áreas da TI. Os principais profissionais que atuam na área são:

CIO — Chief Executive Officer

O CIO é um executivo que define a estratégia para adoção e desenvolvimento de tecnologias com base nos objetivos da organização.

Deve zelar para que haja o permanente alinhamento entre a TI e a estratégia de negócios definida pela gestão e fazer com que as ferramentas selecionadas no mercado, ou criadas pela empresa, sejam realmente compreendidas e aplicadas nas atividades corporativas. Ele também seleciona empresas terceirizadas que realizarão atividades de TI em setores da empresa, fornecedores e parceiros.

CTO — Chief Technology Officer

Suas responsabilidades são ajudar a gestão a selecionar as soluções tecnológicas adotadas e definir como serão utilizadas. Coordena o desenvolvimento de aplicações próprias e garante o cumprimento de regulações, normas, segurança de dados e políticas de segurança da informação.

Diretor de Tecnologia da Informação

Em pequenas e médias empresas, normalmente o diretor de Tecnologia da Informação tem o mesmo papel que CIO e o CTO. Em grandes empresas, seu papel é mais voltado para um setor específico, como gestão de TI em departamentos, coordenação de processos ou gerência de desenvolvimento de aplicações.

Administrador de sistemas

Esse profissional realiza atividades relacionadas ao uso de sistemas como configuração, manutenção e atualização, organização do suporte e ajuda aos usuários. Sua presença é mais comum em empresas que usam sistemas de gestão e relacionamento com o cliente como ERP e CRM.

Desenvolvedor

O desenvolvedor é o profissional que cria os softwares em uma ou mais linguagens de programação. Geralmente tem conhecimento sobre bancos de dados e sistemas operacionais. Especialmente para web, o mercado geralmente diferencia esse profissional em dois segmentos: front-end, aquele que desenvolve a interface, e o back-end, que é a parte do sistema que lida com os dados obedecendo as regras de negócio.

Nesse segmento, atuam também o engenheiro de softwares, que trabalha no projeto dos sistemas e implanta metodologias de desenvolvimento, e o arquiteto de softwares, que sugere padrões e ferramentas para geração de código.

Analista de suporte

É o profissional que atua com mais proximidade aos usuários, ajudando-os a utilizar os sistemas. Também realiza tarefas como manutenção de computadores e redes, instalação e configuração de sistemas para o usuário final.

Todos esses profissionais são fundamentais para que a Tecnologia da Informação seja realmente aplicável e ajude as empresas a solucionarem seus problemas e serem inovadoras. A seguir, veremos como a TI, atualmente, ocupa um espaço fundamental dentro das organizações. Confira!

O papel da Tecnologia da Informação nas empresas

Dentro de uma empresa, a TI tem diversos objetivos como proporcionar um ganho de performance na execução de suas atividades, melhorar o compartilhamento de informações e ajudar a empresa a extrair valor a partir de seus dados. Esses resultados são alcançados a partir da montagem de uma infraestrutura e da implementação de sistemas que viabilizem o uso de tecnologia pela organização em seus vários departamentos.

Os recursos computacionais usados na organização são divididos da seguinte maneira.

Ferramentas funcionais

São usadas para a realização de tarefas pelos departamentos da empresa como manipulação de dados, criação de apresentações, relatórios, projetos e análises estatísticas. Alguns exemplos são sistemas para a geração e análise de planilhas, textos, CADs, manipulação de imagens, simuladores etc.

Ferramentas para comunicação

São os sistemas usados para a troca de informações entre os funcionários da empresa, clientes e fornecedores. Têm como finalidade informar a respeito de transações comerciais e status de processos, além de anunciar produtos e serviços oferecidos pela empresa. Para isso são usados e-mail, aplicativos de mensagem instantânea, wikis, blogs, dashboards, perfis em redes sociais e páginas institucionais.

Sistemas corporativos

São ferramentas usadas para a gestão de toda a cadeia produtiva. São usados para controle de estoque, gestão de processos, vendas, comunicação e relacionamento com o cliente.

Ao serem implementados em uma empresa, os sistemas levam a uma otimização do ciclo de atividades corporativas e a uma formalização do formato com que é feita a comunicação entre departamentos. Alguns exemplos são os sistemas de gestão como ERPs e os de relacionamento com o cliente, como o CRM.

Além de ajudar a empresa a ser mais eficiente, a Tecnologia da Informação permite que ela seja inovadora e que possa ter mais informações para compreender melhor as variações do mercado e o comportamento dos clientes. É o que veremos na próxima sessão.

Análise de dados para inovação de negócios

Ao longo das últimas décadas, o uso de tecnologia se tornou cada vez mais intenso pelas empresas. Com o tempo, o custo de hardware e software foi reduzido, e a quantidade de soluções disponível para quase todos os seguimentos de mercado permitiu que as empresas pudessem se informatizar cada vez mais.

Consequentemente, a quantidade de dados armazenados passou a crescer de forma exponencial. Os diversos sistemas usados, além dos registros estruturados gravados em bancos de dados, geram informações não estruturadas — como trocas de mensagens em chats, e-mails, conteúdos gerados em redes sociais e logs de sistemas.

Essa ampla variedade de informações, geradas em larga escala, praticamente o tempo todo, serve de insumos para sistemas usados em Business Intelligence, Big Data, Analytics e Machine Learning. Essas tecnologias ajudam os gestores a compreenderem melhor o ambiente de negócios e, até mesmo, a ter uma ideia mais precisa do futuro, podendo antecipar-se e ajustar processos e serviços para que sejam mais adequados às necessidades que os consumidores terão adiante.

Dessa forma, vemos que a Tecnologia da Informação está cada vez mais presente no cotidiano das empresas e das pessoas. Para ser aplicada, requer o empenho de diversos profissionais que criam novas ferramentas, selecionam aquelas mais apropriadas para os negócios, implementam e as mantêm em condições de serem usadas com plenitude.

Com auxílio da TI, os profissionais realizam suas atividades com rapidez e qualidade. A empresa também passa a ter mais conhecimento para inovar e ampliar sua partição no mercado.

Agora que você se informou bastante a respeito de como a Tecnologia da Informação é útil para as empresas, entre em contato com a gente. Conheça nossos serviços e saiba como podemos ajudá-lo a usar com segurança e qualidade os recursos tecnológicos de que a sua empresa necessita.

Procurando TI eficiente e proativo em Belo Horizonte?
Contrate a DefenseTI !
Telefones: (31) 3879-5719 ou (31) 4103-9238

Charles Ribeiro

Analista de T.I.
Especialista em redes/wireless e ambiente Microsoft com segurança Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This