Warning: mysqli_query(): (HY000/1030): Got error 28 from storage engine in /home/blogdefenseticom/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1931
Terceirização de serviços de TI: entenda por que fazer
Terceirização de serviços de TI: entenda por que fazer

Cada vez mais, empresas de todos os portes e de todos os ramos de atividade dependem da TI para a administração e operação de seus negócios. Às vezes, manter uma estrutura própria para o atendimento e suporte não é fácil, o que indica que a terceirização de serviços de TI deve ser feita.

Várias vantagens são obtidas quando se contrata uma empresa para prestar esse tipo de serviço. Algumas são mensuráveis, outras facilitam a execução das atividades-fim de sua organização.

Neste post listaremos as principais vantagens e benefícios da terceirização de serviços de TI. Confira!

Por que terceirizar os serviços de TI

O perfeito funcionamento da TI deve ser visto como uma prestação de serviços da mesma forma que a energia elétrica ou o gás canalizado. Eles precisam estar disponíveis para o usuário no momento de sua necessidade e de maneira correta.

O avanço assustador pelo qual as tecnologias da informação estão passando exige que se tenha um constante aperfeiçoamento e atualização. Isso requer ambiente, estrutura e recursos humanos que normalmente as pequenas e médias empresas não possuem.

A alternativa é contratar uma empresa que possa prestar serviço de assistência e suporte ao seu ambiente tecnológico, disponibilizando ferramentas que auxiliem os usuários em suas atividades corriqueiras.

Vantagens da terceirização dos serviços de TI

Listaremos, a seguir, algumas vantagens de terceirizar os serviços de TI na sua empresa:

Foco na atividade-fim

Hoje em dia, a solução de problemas na área de TI pode ser obtida por meio da internet. O problema é o tempo que se gasta para encontrar essa solução e aplicá-la corretamente ao seu ambiente.

Assim, se você utilizar uma empresa terceirizada, você e seus colaboradores poderão se manter focados na atividade-fim de seu negócio (o que chamamos de core business), não desviando tempo e recursos para tarefas que não estejam na sua missão.

Redução de custos

Os custos para você gerir seu ambiente tecnológico serão reduzidos uma vez que a empresa prestadora de serviços poderá otimizar a utilização de seus profissionais. Eles serão compartilhados por várias empresas e terão seus custos rateados entre elas.

Qualidade no serviço

Empresas especializadas possuem colaboradores preparados e com expertise nas funções determinadas. Eles são constantemente reciclados em treinamentos que asseguram a sua atualização.

Os serviços podem ser garantidos e atestados por sua eficiência. Dependendo da necessidade, os serviços podem ser feitos com atendimento local, remoto e em regime de 24×7, ou seja, durante as 24 horas do dia, sete dias por semana.

Tudo vai depender da necessidade e da negociação a ser feita com o fornecedor.

Aumento da produtividade

Ao evitar que seus colaboradores fiquem envolvidos com atividades complementares, a produtividade deles aumentará, trazendo retorno positivo em sua atividade.

A terceirização da TI veio para ficar. Serviços relacionados à segurança do ambiente, backup, administração de redes, acesso à internet e gerenciamento de recursos são oferecidos por empresas especializadas. O modo de contratação varia dependendo das exigências de cada negócio.

Agora que você já viu por que fazer a terceirização de serviços de TI, siga-nos no Facebook e fique por dentro de mais dicas e novidades!

Charles Ribeiro

Analista de T.I.
Especialista em redes/wireless e ambiente Microsoft com segurança Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This